Educação Híbrida

Cinco Modelos de Educação Híbrida

Educação Híbrida? Que novo nome é esse? As mudanças que vieram junto com a pandemia já estão claras para todos nós, e isso ocorreu com a maioria dos setores, se não em todos eles. E uma outra mudança que está dando o que falar no setor de educação é o ensino híbrido.

Mas afinal, qual é o fundamento principal desse método? É uma combinação de aulas virtuais com aulas presenciais, em que o aluno ora estuda sozinho, fora da escola, ora vai presencialmente assistir aula; assim, é sempre possível promover a interação entre professor e colegas de classe, aumentando o desenvolvimento do aluno. Dessa forma, as turmas podem revezar a quantidade de alunos na sala.

Assim, a atual exigência de colocar poucas pessoas num ambiente é plenamente satisfeita. Por isso que essa nova tendência tem revolucionado o setor e se tornou um escape para locais mais pequenos.


Dentro desse novo ensino hibrido, há cinco modelos que possivelmente serão implantados no Brasil. Entenda melhor quais são e como funcionarão.

1. Modelo Educação Híbrida Presencial Síncrono


Esse modelo, como todos os outros, é composto por atividades que devem ser feitas em casa assim como aquelas que devem ser realizadas presencialmente. A escola deve dividir as turmas em subgrupos de acordo com a capacidade das salas de aula, atendendo assim às normas de distanciamento. Dessa forma, ocorre um revezamento dos subgrupos para as aulas online e presenciais. Enquanto o professor ministra suas aulas presencialmente, no mesmo momento, essa aula é transmitida ao vivo aos alunos que ficaram em casa.

Em cada etapa os subgrupos vão se alternando, permitindo que os alunos tenham parte das aulas no local de estudo e parte delas em casa de forma síncrona.

2. Modelo Educação Híbrida Presencial Assíncrono


Esse é um modelo semelhante ao anterior, por combinar atividades presenciais com não presenciais, se difere apenas em uma característica: ao contrário do modelo Híbrido Presencial Síncrono, em que as aulas são transmitidas ao vivo, nesse modelo as aulas são gravadas, assim aqueles que estão em casa assistem em outro momento.

3. Modelo Educação Híbrida Presencial Replicado


Nesse modelo, o professor separa parte do conteúdo para trabalhar com os alunos presencialmente, então todos os subgrupos terão a mesma aula presencialmente, dependendo deles a progressão do conteúdo. Mas ainda há uma parte do conteúdo que cabe aos alunos estudarem em casa, assim como nas anteriores se divide conteúdo para trabalhar em casa e na sala de aula.

4. Modelo Educação Híbrida Presencial de Suporte


Aqui toda a parte do conteúdo é dado remotamente, seja com aulas gravadas ou transmissão ao vivo. Então, o professor utiliza os momentos presenciais apenas para atividades extracurriculares, como por exemplo: apoio pedagógico, avaliação de aprendizagem ou para atividades de reforço e recuperação. Mas nada de conteúdo é ministrado na sala de aula.

5. Modelo Educação Híbrida Segmentado


Neste modelo de educação híbrida o professor cria dois grupos para trabalhar: num dos grupos ficam os alunos que optarem por aula remota, que não tem condições de assistir aulas presenciais; no outro grupo ficam aqueles que podem e desejam assistir presencialmente as aulas.

Com o primeiro grupo, o professor irá trabalhar de modo remoto utilizando uma das quatro opções anteriores. Já com o segundo grupo, as aulas serão presenciais da forma que sempre aconteceu. Porém cabe aqui uma analise para decidir o tamanho das turmas presenciais de acordo com a capacidade do local

Portanto, tudo isso deve ser estudado pela instituição, levando em conta o momento que estamos passando. Assim como, cabe também a ela um certo esforço para implementar toda a estrutura necessária, desde as plataformas de ensino a distância, até a capacitação dos professores para lidarem com isso.

Ficou interessado em saber mais? Então conheça nossas soluções para a educação.

whatsapp